Rota Caminhos dos Devotos

Uma Jornada Espiritual pelos Encantos e Devoções de Minas Gerais

Rota Caminhos dos Devotos

Rodovia base do trajeto: MG-050 – MG-170 – BR-265 – MG-446 – MG-050 – MG-344 – MG-438 – BR-464

Cidades: Piumhi – Guapé – Ilicínea – Carmo do Rio Claro – Alpinópolis -Passos – Itaú de Minas – Cássia – Ibiraci – Claraval – Sacramento

Descritivo: Não há como não se encantar diante de um templo sagrado ou se comover com as mais variadas manifestações religiosas presentes em nosso Circuito Turístico. Assim, nasceu a Rota Caminhos dos Devotos!

Concentramos tudo que se remete ao turismo religioso em um trajeto de mais de 400 km englobando 11 municípios! No Trajeto percorrido existem locais sagrados, santuários, igrejas, capelas, templos, sítios históricos e de cunho místico e religioso que cada vez mais recebem e atraem aqueles que buscam desenvolver a fé e a espiritualidade.

A rota contempla alguns destaques que são importantes atrativos religiosos regionais, são eles: o Monte das Oliveira em Alpinópolis, que é uma das maiores réplicas dos cenários bíblicos a céu aberto do país, sendo propício para a prática de meditações, excursões e eventos religiosos. Piumhi conta com o Complexo da Cruz do Monte de Piumhi, que possui uma grande escadaria com 270 degraus, ladeado pelos marcos da via sacra, e em seu cume fica a Capela dedicada a Nossa Senhora da Abadia que foi edificada pelos missionários Balbônimos em 1852. Em Guapé existe o Santuário Diocesano de Aparecida do Sul, localizado na comunidade de Aparecida do Sul, bairro rural da cidade, um lugar de grande peregrinação, atrai todos os anos muitos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Um dos maiores atrativos da rota é o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia-MG, que é um verdadeiro complexo religioso, abriga um Centro Comercial completo e moderno com vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. Tem capacidade para 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé. O local é um santuário de uma relíquia óssea de Santa Rita e atrai muitos devotos de todo o Brasil. Em Passos, existe o Santuário de Nossa Senhora da Penha, uma grande obra de arquitetura moderna que tem estilo gótico com uma grande cúpula e duas torres de 60m cada uma.

Claraval conta com o magnífico Mosteiro Cisterciense, edificação em arquitetura estilo neogótica que possui quadros do artista italiano Dom Agostinho Caputi e onde os monges fabricam e comercializam bebidas artesanais como o Licor de São Bernardo Abade e a cerveja Vale dos Monges, além de geléias, quitutes e massa de macarrão italiano produzido pelas Irmãs Cistercienses da Caridade.

Em Sacramento existem muitas igrejas católicas como a bela Basílica Santíssimo Sacramento, a Igreja Nossa Senhora do Desterro no distrito de Desemboque, berço do Triangulo Mineiro. Existe em Sacramento também o Colégio Alann Kardec, fundado em 1902 por Eurípedes Barsanulfo, um médium mineiro. Atualmente funciona como museu e memorial e atrai muitos adeptos da doutrina espírita.

Descobrir a Rota Caminhos dos Devotos é descobrir novos caminhos nesse Brasil tão vasto e amado!

Atrativos: Mirante Nossa Senhora Aparecida – Serra da Tormenta – Capela Nosso Senhor dos Passos – Monte das Oliveiras – Santuário de Nossa Senhora da Penha – Capela da Penha – Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos – Santuário de Santa Rita de Cássia – Mosteiro Cisterciense de Claraval – Capela Nossa Senhora do Rosário – Capela de Nossa Senhora do Morro dos Quartéis – Basílica Santíssimo Sacramento – Igreja Nossa Senhora do Desterro – Colégio Alann Kardec.

Polo de Hospedagens: Piumhi, Guapé, Carmo do Rio Claro, Passos, Cássia, Claraval, Sacramento.

monte-das-oliveiras-1920x1080

Principais Atrativos

Descubra a riqueza cultural e natural que encantam visitantes em nossa região.

Monte das Oliveiras

O Monte das Oliveiras em Alpinópolis-MG, maior cenário bíblico a céu aberto do Brasil, recria a geografia de Jerusalém e busca transmitir ensinamentos bíblicos em harmonia com a natureza. Seus monumentos arquitetônicos contam a história da salvação do povo de Deus e passagens bíblicas, convidando os visitantes a viver o presente com amor.

Santuário de Nossa Senhora da Penha

A Paróquia Nossa Senhora da Penha tem história rica. A capela original de 1864 deu lugar ao Santuário Gótico em 1964, com 60 metros de torres, para abrigar a imagem da Nossa Senhora da Penha. Após 20 anos, o Santuário foi inaugurado em 1995, orgulho de Passos.

Santuário de Santa Rita de Cássia

Maior templo dedicado à Santa, inaugurado em Maio de 2022, abrange 180 mil metros quadrados e exigiu grandes quantidades de recursos na construção. Com capacidade para 5 mil sentados e 2 mil em pé, o santuário inclui instalações como banheiros, vestiários, casa dos padres e réplica da casa de Santa Rita.

Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes

Mascarenhas de Moraes, antes Peixoto, nasceu em 1947 pela CPFL devido à necessidade de geração adicional. Em 1950, obteve concessão próxima a Ibiraci, operando em 1957. Entre Furnas e Estreito, regula o Rio Grande. Em 1968, atingiu 476 MW e, em 1973, Furnas a assumiu.

Patrimônio Histórico de Ibiraci

No século XVIII, fugitivos da justiça portuguesa se estabeleceram em Ibiraci, onde surgiram fazendas com senhores e escravos. Em 1819, com doação de terreno por D. Faustina Maria das Neves, iniciou-se a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Aterrado, fundada por João Felizardo Cintra. O nome Ibiraci tem origem indígena, significando “mãe da árvore”.

Mosteiro Cisterciense de Claraval

O Mosteiro Cisterciense de Claraval, fundado em 1951, é um dos cinco mosteiros cistercienses do Brasil, dedicado à “Oração e Trabalho”. Projetado por Bonaventura Cariolato, inaugurado em 1969. Monges produzem cerveja, licor e outros produtos artesanais. As Irmãs Cistercienses da Caridade também estão presentes.