Rota Queijos e Sabores
Descubra os segredos da produção artesanal de queijos na Região da Canastra e delicie-se com sabores autênticos e tradicionais de Minas Gerais.
Rota Queijos e Sabores
Rodovia base do trajeto: BR-146, MG-428, BR-464, MG-438, MG-344
Cidades: Araxá, Tapira, Sacramento e Claraval
Descritivo: A rota Queijos e Sabores compreende uma grande região que se estende de Araxá, no Alto do Rio Paranaíba, passa pela Face Norte da Serra da Canastra, nos limites do município de Tapira, e segue até o Vale do Rio Grande, na região da Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes no município de Sacramento, até a cidade de Claraval, que localiza-se nas margens do rio Canoas na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.
Nessa rota o turista poderá vivenciar e ter experiências de sabores e queijos que são peculiares deste quinhão do Brasil. A microrregião do Queijo Araxá é particularmente muito parecida com a microrregião da Canastra, por serem limítrofes e terem condições físico-climáticas bem similares, o que faz dos queijos de Sacramento, Tapira e de Araxá verdadeiras iguarias mineiras. A grande maioria dos produtores são certificados e estão se despontando na arte de produzir com qualidade. Em Araxá destacamos ainda a produção de doces artesanais, compotas e cristalizados que remontam aos áureos tempos de Dona Beja. Sacramento tem se despontado também na produção, vinhos, cachaças.
Descendo os planaltos do Rio Paranaíba para os vales férteis do Rio Grande temos a encantadora Claraval, cidade que tem sua história ligada à fase da mineração em Minas Gerais no século XIX e que, na década de 1950, recebeu monges italianos da ordem Cisterciense que edificaram no lugar o Mosteiro de Claraval e contribuíram para o desenvolvimento da localidade. Atualmente, realizam-se no local retiros religiosos, casamentos, celebrações diversas e os turistas podem adquirir os famosos licores artesanais, tais como o de São Bernardo Abade e o Licor de Ervas, cuja receita é do século XVII. Claraval tem ainda a casa das Irmãs Cistercienses da Caridade, que fabricam e comercializam massa de autêntico macarrão italiano, que é vendido na casa para os visitantes da cidade!
A rota queijos e sabores foi especialmente pensada para quem tem sede de conhecimento, gosto apurado e vontade de desbravar os mais belos cantinhos de Minas Gerais.
Atrativos: Doces Caseiros de Araxá, Destilarias e Vinícolas de Sacramento, Queijarias de Tapira, Massas e Licores de Claraval.
Polo de Hospedagens: Araxá, Claraval e Sacramento.
Principais Atrativos
Doces caseiros de Araxá
Araxá é conhecida como o “Sertão da Farinha Doce”, graças aos seus deliciosos doces artesanais, como as compotas produzidas por Dona Joaninha e outros produtores locais.
Queijarias de Tapira
Tapira é um polo de produção do Queijo Minas Artesanal, com cerca de 120 produtores regularizados. A cidade conquistou o Selo Arte, permitindo a venda desses queijos em outros estados.
Licores e Massas de Claraval
O Mosteiro de Claraval, fundado na década de 1950, produz cerveja Vale dos Monges, Licor de São Bernardo Abade e massa de macarrão italiano, mantendo tradições seculares.