Rota Sertão dos Tropeiros

Explorando as Trilhas e a História dos Tropeiros no Sertão Brasileiro

Rota Sertão dos Tropeiros

Rodovia base do trajeto: BR-146

Cidades: Araxá – Tapira – São Roque de Minas

Descritivo: A rota Sertão dos Tropeiros percorre os caminhos entre Araxá, a aconchegante cidade de Tapira e a cidade onde se localiza a Nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra: São Roque de Minas.
Araxá é um conhecido destino turístico brasileiro, uma das cidades mais antigas do Triângulo e Alto Paranaíba. O turismo em Araxá tem origem ligada às estâncias hidrotermais valorizadas pelo valor terapêutico das suas águas. A Estância Hidromineral localizada no Complexo do Barreiro atrai turistas durante todo o ano. No Grande Hotel e Termas de Araxá – inaugurado em 1944 e atualmente sob a concessão da Rede Tauá, considerado o maior castelo do Brasil –, são oferecidos tratamentos estéticos e relaxantes – com pedras, vinho, chocolate e ervas aromáticas.
Também famoso é o banho de lama negra. Há, ainda, um conjunto de fontes e jardins projetados por Burle Marx, com a famosa água sulfurosa e radioativa. Em Araxá, é produzido um dos melhores queijos de Minas Gerais, com um terroir único dos planaltos araxenses. Para os amantes de esportes radicais, há uma variada oferta de atividades, rapel, mountain bike e escalada nos seus paredões de pedra, e voo livre nas suas imponentes montanhas.
No caminho para a Serra da Canastra temos a pequena cidade de Tapira, uma típica cidade do interior mineiro, com ruas sinuosas nas encostas e um povo extremamente hospitaleiro. Tapira mantém as tradições mineiras agrárias, tem excelentes queijarias de fácil acesso inclusive dentro de seu perímetro urbano. A gastronomia é típica, além dos queijos, temos diversos produtores rurais que fazem aquela excelente comida mineira no fogão a Lenha, com um delicioso doce de sobremesa.
Na outra extremidade da Rota temos a cidade de São Roque de Minas, expoente do segmento de Ecoturismo em Minas Gerais, possui diversas cachoeiras dentre elas a imponente cachoeira Casca d’Anta, encravada no paredão da Serra, um grande tesouro da cidade e uma das mais belas e procuradas cachoeiras da Serra da Canastra.

Atrativos: Museus, Fontes, banhos termais e lojas de artigos terapêuticos em Araxá, Esportes de Aventura, Cachoeira do Parque Nacional da Serra da Canastra, Comida Mineira.

Polo de Hospedagem: Araxá e São Roque de Minas

40-1-1600x1300

Principais Atrativos

Descubra a riqueza cultural e natural que encantam visitantes em nossa região.

Araxá

Araxá é uma estância hidromineral hospitaleira, famosa por suas Termas e o Grande Hotel do Barreiro. A cidade também oferece aventuras radicais, como rapel e escalada, graças à sua geografia rochosa. Além disso, os visitantes podem saborear os tradicionais doces, queijos e cachaças mineiras.

Tapira

Tapira, no Circuito da Canastra, oferece beleza natural, culinária típica e hospitalidade. A cidade é porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, com estradas cênicas cercadas por cachoeiras e paisagens serranas.

Cachoeira dos Bandeirantes

Situada à 33 Km do centro de Tapira-MG, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Bandeirantes é uma das mais belas cachoeiras do município, tendo um volume de água considerável, tendo sua maior queda 20m de altura. O acesso é simplificado, uma vez que a estrada, leito natural, encontra-se em ótimo estado de conservação.