Rota TransCanastreira

Uma Jornada Cênica Pelas Belezas da Canastra e do Cerrado

Rota TransCanastreira

Rodovia base do trajeto: Estrada vicinal dentro do Parque Nacional Serra da Canastra e BR-464

Cidades: Vargem Bonita – São Roque de Minas – Sacramento – Delfinópolis – São João Batista do Glória

Descritivo: A Rota Transcanastreira é uma travessia pelo alto do Baú da Canastra, percorrendo os principais atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra no sentido leste – oeste ou vice versa, passando pelas portarias da unidade de conservação.
A estrada dentro do Parque (portaria 1) pode ser percorrida por veículos de onde é possível observar a fauna e flora do bioma cerrado; conhecer as construções de pedras e sua histórica com os usos e costumes rurais; a nascente histórica do rio São Francisco e o monumento alusivo ao santo; bem como você conhecerá a parte alta da cachoeira Casca D’anta, que é a primeira queda d’água do rio São Francisco, com queda de aproximada 200m.
Com possibilidades de hospedagens para pernoite em vilarejos que resistem às ações do tempo em singela vila canastreira, também será possível desfrutar de cachoeiras como a do Fundão, da Parida, e do Jota são verdadeiros diamantes do ecoturismo na serra e certamente trará satisfação plena em quem banhar-se em suas águas límpidas e refrescantes!
Após sair das portarias do Parque Nacional percorre-se um caminho sinuoso entre mirantes, numa área onde antigamente diziam que começava o “Goiás” Brasileiro, uma região plana, com plantações que confrontam com a Serra da Canastra na região oeste, sentido Sacramento e Delfinópolis, cidades
conhecidas por seus potenciais em ecoturismo.
Seguindo pelos distritos de Olhos Dágua e Ponte Alta – verdadeiros guardiões de uma região muito rica em água e que fica literalmente entre o rio e a serra – finalizamos a rota transcanastreira no município de São João Batista do Glória, onde encontramos excelentes pousadas e uma farta oferta de atrativos turísticos naturais.

Atrativos: Portaria 1 e Centro de Visitantes do Parque Nacional, Nascente Histórica do Rio São Francisco, Curral de Pedras, Cachoeira Casca D’anta Parte alta, Garagem de Pedra, Cachoeira do Fundão, Vilarejo de São João Batista da Canastra, Cachoeira da Parida, Portaria 3 do Parque Nacional, Vilarejo de Sete Voltas, Complexo do Claro, Cachoeira Zé Carlinhos, Complexo Paraíso, Cachoeira Maria Augusta, Paraíso Perdido.

Polo de Hospedagens: Vargem Bonita – São Roque de Minas – Sacramento – Delfinópolis – São João Batista do Glória.

trans-05-1226x690

Principais Atrativos

Descubra a riqueza cultural e natural que encantam visitantes em nossa região.

Nascente do Rio São Francisco

Visite a serena nascente do Rio São Francisco, onde as águas cristalinas e o balé dos lambaris encantam os visitantes. Próximo dali, a majestosa cachoeira Casca D’anta aguarda para proporcionar espetáculos naturais inesquecíveis.

Cachoeira Cascad’anta Parte alta

Para chegar ao topo da cachoeira, há duas opções: a primeira, pela portaria 1 em São Roque de Minas, percorrendo cerca de 30 km de carro 4×4. A segunda, mais desafiadora, é a trilha a partir da portaria 4, com 7 km (ida e volta), incluindo obstáculos como subidas, descidas e um paredão de 330 metros.

Fauna Cerrado

O Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger a nascente do Rio São Francisco, oferece paisagens incríveis, com Campos de Altitude e Cerrado, abrigando uma rica fauna, incluindo o lobo guará e aves como tucanos e o raro Pato-Mergulhão.