Rota Vale da Babilônia
Rodovia base do trajeto: BR-146, estradas vicinais e BR-464
Cidades: São João Batista do Glória – Vargem Bonita – Delfinópolis – São Roque de Minas
Descritivo: O chapadão da Babilônia com suas elevações serranas e vales férteis, é uma região com aspectos e características únicas, onde a natureza se destaca com seus rios, riachos, cachoeiras, paredões, mirantes, uma área imensa de bioma predominante de cerrado.
A rota vales da Babilônia apresenta o cenário da face leste do Parque Nacional da Serra da Canastra onde o visitante contemplará a beleza dos maciços canastreiros, transitando pelas estradas rurais, trilhas de mountain bike e caminhada, belas pousadas e muitas cachoeiras.
Iniciando em São João Batista do Glória sentido Vargem Bonita, a rota segue através da estrada do Vale dos Canteiros e circula pelo distrito de São José do Barreiro, em São Roque de Minas, visitando a parte baixa da cachoeira Casca D’anta. Ligando a região do Morro do Carvão, cachoeiras do Taboão, no alto do Chapadão até a Serra Branca, chegamos ao município de Delfinópolis onde se adentra o Vale da Babilônia e a Serra de Santa Maria.
Atrativos: Travessia do chapadão da Babilônia, fauna, flora, paisagens, rios e riachos, cachoeiras em meio a hospitalidade dos mineiros.
Polo de Hospedagens: Distrito de São José do Barreiro, São João Batista do Glória, Vargem Bonita.
Principais Atrativos
Descubra a riqueza cultural e natural que encantam visitantes em nossa região.
Serra da Babilônia
A região da Serra da Babilônia, na Serra da Canastra, apresenta cerrado e mata em um cenário de alta biodiversidade. São João Batista do Glória concentra grande parte dessa área, sendo um ponto autêntico para explorar, com destaque para o Morro do Carvão, oferecendo vistas impressionantes.
Flora Cerrado
O Cerrado na Serra da Canastra é um bioma único, com campos de altitude e vales suspensos. Apresenta grande biodiversidade, com vegetação variada, incluindo campos limpos e cerradões. A região oferece paisagens únicas, repletas de flora diversificada, convidando à contemplação e fotografia.
Serra Branca
O mirante da Serra Branca é um ícone na Serra da Babilônia, proporcionando uma vista panorâmica do vale fértil, onde habitam moradores, fazendas e pousadas. Composta por quartizito branco, a estrada que sobe a serra é visível à distância, e o local é ideal para contemplar o pôr do sol e praticar mountain bike.